Aimee Semple McPherson

HISTÓRIA FUNDADORA IEQ

Aimée Kennedy nasceu numa fazenda perto de Ingersoll, Ontário , no Canadá, a 9 de Outubro de 1890. Filha única do casal James e Minnie Kennedy. Lá passou sua infância e mocidade, formando-se no colégio com honras especiais.
Na sua adolescência, a jovem Aimée se interessou cada vez mais pelos programas sociais e recreativos da Igreja Metodista que ela freqüentava, usando seus talentos criativos nas apresentações teatrais da igreja. Cinema, patinação no gelo, romances e bailes foram as diversões que atraíram-na até o ponto de seu coração ficar cada vez mais frio e longe de Deus. Com o tempo e os estudos ficou fascinada com a teoria da evolução e começou a duvidar da veracidade de suas crenças religiosas e até mesmo da existência de Deus. Até que em uma noite em seu quarto, ajoelhou em frente a janela de seu quarto, e enquanto contemplava a paisagem branca toda coberta de neve, olhando para o céu, a lua e as estrelas pensou:
Certamente deve existir um grande criador que fez tudo isso. De repente, ergueu os seus braços para o céu e clamou:
Oh Deus, se há um Deus, revele-se a mim. Dentro de 48 horas, Deus respondeu esta oração.
E dois dias depois, no centro da cidade em um grande salão, onde estava havendo um culto de avivamento pentecostal, que o jovem pregador Robert Semple pregou sobre o texto Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados e receberei o dom do Espírito Santo (At 2:38). Aimée estava presente em meio a multidão que ouvia aquele pregador e que começou a explicar o plano de salvação e o que significa arrependimento e fé, Aimée estava convicta de seu pecado. Repentinamente o pregador parou de falar em inglês e começou a falar línguas estranhas pelo Espírito Santo, com seus olhos fechados e os braços estendidos na direção de Aimée. Em seguida Robert continuou a mensagem em inglês, não houve interpretação, mas Aimée, que até aquela noite nunca soubera do falar em línguas estranhas, sentiu de que era a voz de Deus falando com ela, dizendo: Tu és uma pobre perdida e miserável pecadora, merecedora do inferno. Aimée não agüentou mais e foi embora, mas no terceiro dia, voltando do colégio de trenó, sufocada pela convicção de pecado e pela necessidade Deus, entregou seus caminhos ao Senhor, segundo sua própria narração Eu sei que por três dias lutei com a mais terrível convicção de pecado e da minha necessidade de Deus. No terceiro dia, sozinha, voltando do colégio em um trenó, a convicção era mais do que eu podia agüentar. Levantando minhas mão eu clamei em alta voz: Senhor Deus tem misericórdia de mim, pecadora ! Imediatamente o peso se foi: glória e alegria subiam do meu coração e transbordavam em louvores através dos meus lábios; lagrimas rolavam pelas minhas faces e eu comecei a cantar: Toma a minha vida e deixe-a ser consagrada, Senhor, a Ti: Toma meus lábios e deixa-os cantar sempre, somente ao meu Rei ! Agora já se foram as canções mundanas: toma minha mãos e deixe-as moverem-se pelo impulso do Teu amor ! Então não haverá mais música mundana tocada pelas minhas mãos; toma meus pés e deixa-os serem ligeiros e formosos para Ti; já acabou para mim o salão de baile e tudo o que lê representava.
Poucos dias depois Aimée começaria a buscar o Espírito Santo intensamente sendo batizada em um sábado. Em 1908 casou-se com o missionário Robert Semple com que partiu em missão para China, lá seu marido perdeu a vida, doente de malária. De volta a América com sua filha Roberta, .continuou na seara do Senhor, casou-se novamente com Harold Stewart McPherson, desse casamento nasceu um filho Rolf Kennedy McPherson, o qual a sucedeu na presidência da igreja (International Church of the Foursquare Gospel) até o ano de 1988.
Boa parte do ministério da irmã Aimée McPherson se deu através de campanhas itinerante, as campanha em tendas de lona se deram nas cidade da orla marítima do Atlântico, continuaram até 1918, repletas de experiências maravilhosas, de milagres, curas divinas, avivamento e um publico cada vez mais crescente sedento da palavra de Deus.
Entre os anos de 1918 e 1923, irmã McPherson efetuou viagens transcontinentais, atravessou os Estados Unidos por 8 vezes realizando 38 campanhas evangelísticas nos maiores auditórios do país. Esses auditórios tinham capacidade de 3000 a 16000 pessoas sentadas, muitos chegavam para receber a salvação e a cura em Jesus, e para serem batizados com o Espírito Santo.
Durante a grande campanha na cidade de Oakland na Califórnia no ano de 1922, Aimée Semple McPerson foi inspirada a chamar sua mensagem de QUADRANGULAR. Esta lhe foi revelada enquanto pregava sobre a visão de Ezequiel, dos quatro querubins com quatro rostos que simbolizavam o quádruplo ministério do Senhor Jesus Cristo: O SALVADOR O BATIZADOR COM O ESPÍRITO SANTO, O GRANDE MÉDICO E O REI QUE HÁ DE VOLTAR. A sua mensagem nunca mudou, mas recebeu no ênfase quando ela começou a proclamá-la com o nome dado por Deus, O EVANGELHO QUADRANGULAR.
No mesmo ano, em Los Angeles, Aimée Semple McPherson comprou um terreno e começou a construção do templo Sede Internacional (Ângelus Temple). Foi um passo de fé, porque ela tinha apenas US$ 5000,00 e a planta do templo que Deus lhe dera. No dia 1º de Janeiro de 1923, com capacidade para mais de 5000 pessoas, o templo foi consagrado. Irmã McPherson dirigia pessoalmente 21 cultos por semana, e as novas dependências do templo já não podiam acomodar a multidão que chegava em massa para ouvi-la. Nos primeiros 5 meses, mais de 7000 pessoas encontravam salvação em Jesus e 1200 foram batizadas anãs águas. Mais tarde a fundadora escreveu o seguinte comentário: O fato de nós enfatizarmos a importância de salvação de almas perdidas em nossas reuniões, junto com a manifestação do Espírito Santo, para realizar milagres, levou o Ângelus Temple a ser conhecido como a Igreja do Avivamento Contínuo durante os primeiros três anos abençoados.
Aimée Semple McPherson foi fiel a visão de evangelização mundial que Deus lhe dera, ela também criou o Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário, criou a rádio KFSG em 06/02/24, era a primeira rádio a pertencer a uma igreja, rádio esta que até hoje proclama o nome de Jesus 24 horas por dia. Aimée Semple McPherson também foi autora de vários livros, de 105 hinos e 13 óperas sagradas, tudo feito para exaltar o nome e a pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Hoje a igreja do Evangelho Quadrangular esta estabelecida em mais de 70 países, com milhares de templos, mais de 1.200.000 membros em todo o mundo

Fundador no Brasil : Harold Edwin Williams

O Fundador da IEQ Brasil
Vida e Obra

Harold Edwim Willians nasceu no dia 27 de novembro de 1913, em Hollywood, na Califórnia. Faleceu em Los Angeles - Califórnia, no dia 11 de Setembro de 2002.

Ele e sua família freqüentavam o Angelus Temple. Ali ele aceitou o Senhor e foi batizado nas águas por Aimee Semple McPherson. Neste mesmo templo conheceu Mary Elizabeth e, no dia 27 de maio de 1939 uniu-se a ela em matrimônio.

O verdadeiro chamado para dedicar sua vida ao serviço do Senhor veio numa campanha para a juventude na igreja de Long Beach. Naquele dia, ajoelhado ao lado do piano de cauda, ele entregou sua vida ao Senhor.
Formou-se no Life Bible College em junho de 1942. Assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano em Arkansas, na igreja de Little Rock. Foi nomeado pelo gabinete de missões para a Bolívia no ano de 1945, e em julho de 1946 foi nomeado para o Brasil.

Morou na cidade de Poços de Caldas enquanto aprendia o idioma e ensinava inglês. Foi em 1950 para São João da Boa Vista, quando a 15 de novembro de 1951, em São João da Boa Vista, estado de São Paulo, foi fundada a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, originalmente denominada Evangélica do Brasil.

Nos anos de 1953 e 1954 liderou, juntamente com o missionário Raymond Boatright, um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já viu, denominado Cruzada Nacional de Evangelização, o qual se iniciou na cidade de São Paulo, espalhando-se depois por todo o território nacional. O movimento utilizava tendas para a realização de suas reuniões, dava ênfase à cura divina e difundia o lema "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente".

Rapidamente o movimento ganhou adepto em todo o país. Esse reavivamento foi se alastrando e muitas tendas(era deste modo que as igrejas eram implantadas) eram armadas em vários estados de nossa nação. Logo surgiu a necessidade de organizar igrejas para dar acolhida ao grande número de pessoas que chagaram sedentas pelas boas novas que ouviram.